ALPB realiza sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (14), sessão solene em alusão ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. O evento solicitado pelo presidente da Casa de Epitácio Pessoa, deputado Adriano Galdino, e pela deputada Camila Toscano, contou também com a presença da deputada Silvia Benjamin e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino; e de diversos representantes da advocacia paraibana.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, agradeceu ao Poder Legislativo paraibano pela homenagem prestada àqueles que escolhem dedicar suas vidas a defender o direito daqueles que buscam por Justiça. “Temos que agradecer à Assembleia Legislativa da Paraíba pelo respeito e pela realização dessa sessão especial em homenagem à advocacia, em homenagem àqueles que têm como destino profissional buscar tornar efetivas as promessas constitucionais legais. Por isso festejamos sim, festejamos a profissão, festejamos as guerreiras e os guerreiros envolvidos nessa ação cidadã que é buscar garantir a justiça e minimizar a fome e sede de justiça que muitos têm”, declarou o presidente.

O presidente Adriano Galdino avaliou a solenidade como um momento muito especial, não só para a Assembleia, mas para advocacia. Adriano lembrou que os advogados brasileiros foram e são fundamentais para a preservação do Estado Democrático de Direito e destacou que durante o Regime Militar a categoria esteve unida na defesa dos direitos dos cidadãos brasileiros.

“Quem não lembra de quantos advogados perderam suas vidas em defesa do Estado Democrático de Direito, da democracia brasileira, naquele período que alguns chamam Ditadura Militar, outros chamam de intervenção militar? Mas, foi naquele período que garantias constitucionais foram afrontadas e lá estavam os nossos advogados a defender o Estado Democrático de Direito. Estou muito feliz em estar aqui nesse momento defendendo os advogados e advogadas paraibanos, brasileiros, porque eu sei da importância de cada um e de cada um de deles para uma advocacia melhor e mais justa para todos”, justificou o presidente da ALPB.

A deputada Camila Toscano, que também é advogada, ressaltou que sem a advocacia não há o acesso à Justiça, não haveria a busca por direitos e nem a defesa dos direitos daqueles que mais precisam. “A profissão que nós exercemos é a busca pelo direito das pessoas, é a defesa do direito das pessoas. A advocacia, sem dúvida nenhuma, é uma das profissões mais bonitas. Quando um cliente procura o advogado, ele procura verdadeiramente no desespero de ver um direito seu lesado, de ver um direito seu verdadeiramente roubado e a única forma de buscar e recompor esse direito é através da justiça e a única forma de acessar a justiça é através do advogado”, declarou a deputada.

A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Sheyner Asfóra; da conselheira federal da OAB-PB, Marina Gadelha; do representante da Federação das Indústrias no Estado da Paraíba, Francisco Fidélis; da presidente da Associação dos Procuradores da Paraíba (Aspa), Sanny Japiassu; do secretário Legislativo da ALPB, Albano Wanderlei Borba; do secretário da Mesa Diretora da ALPB, Thiago Cavalcante; além de advogados e estudantes de Direito.