Fórum Interinstitucional Previdenciário discute agilidade em pagamento de alváras judicias e perícias médicas

A Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participou, nesta quinta-feira (15), de reunião do Fórum Interinstitucional Previdenciário, juntamente com outras entidades, para buscar melhorias para a efetivação de demandas da área. A reunião foi comandada pelo juiz Federal, Arthur Napoleão.

"A reunião do Foro Institucional Previdenciário foi execelente, onde nós tivemos a oportunidade de debater sobre questões relevantes da área, com os eixos principais sendo os honorários dos advogados e as perícias médicas. Então, foi um momento muito rico de discussão e que já estamos de olho para a nossa próxima reunião que será em novembro", afirmou o juiz.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyanna Viegas; destacou que o objetivo do Foro é extreitar laços entre as instituições, buscar o aprimoramento das relações de todos entes envolvidos na reunião. "Estamos buscando soluções sempre para a celeridade processual, para melhorias de toda a sociedade, de toda a advocacia e, acima de tudo, buscamos sempre a efetividade jurídica e todos os mecanismos necessários para uma rapidez processual", declarou.

Já a presidente da Associação Paraibana dos Advogados Previdenciaristas (APAPREV), Janalywya de Andrade, afirmou que o "diálogo entre as instituições é de suma importância, pois a cada encontro vão se estreitando os laços e aprimorando o trabalho de cada um, na seara de cada um". "Com isso vamos otimizando a tramitação dos processos de uma forma geral", completou.

"O Forum interinstitucional promove integracao e cooperação ao permitir que as diferentes partes envolvidas no sistema previdenciário, como advogados, juízes e INSS, colaborem e coordenem suas ações para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos. A reunião foi bastante proveitosa, com discussão de pontos essenciais e relevantes, como implantação de benefícios e melhora no sistema de perícias, o que certamente resultará numa prestação mais célere e justa", observou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário de Campina Grande, Renata Sobral.

A coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IDBP-Paraíba), Aline Medeiros, afirmou ser "de suma relevância debater, com todos as entidades envolvidas na sistemática processual previdenciária os aspectos que demandam aperfeiçoamento no sentido de garantir o efetivo direito previdenciário do jurisdicionado”.

Também participaram da reunião, que foi realizada de forma hibrída, o diretor da Apaprev, Alysson Fortuna; o diretor do IBDP, Fagner Falcão; e o juiz Gilvanklin Marques de Lima, da 9ª Vara Federal de Campina Grande.