top of page

Harrison Targino se reúne com representantes da advocacia negra e debate atividades para a classe




O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, se reuniu, nessa quarta-feira (09), com representantes da advocacia negra para articulação de ações, projetos e atividades voltadas para a classe.


Além do presidente da OAB-PB, Harrison Targino, participaram da reunião a vice-presidente da OAB-PB, Rafella Brandão; a presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB, Mislene santos; o ouvidor da Comissão, Everton Diogo de Castro; e os membros, Francisca Leite, Jonas Cândido Esperança, Tanita Nathaly Matias Gentle, Ana Caroline e Kizzy Maria.


Na oportunidade, foram debatidos os seguintes assuntos: cartilha sobre a temática racial, mapeamento das advogadas e advogados negros, projeto de apoio para os estagiários negros, e curso de capacitação sobre a temática.


“Teremos um curso de capacitação acerca dos dilemas e da luta contra o preconceito, a formulação de uma cartilha especifica sobre o tema, estaremos articulando socialmente com outras Entidades e internamente com interessados para realização de eventos e palestras no âmbito da OAB, em outros órgãos e também nas escolas, ao passo que estamos também com outros projetos que visam reforçar a presença e atuação da advocacia negra.”, afirmou Harrison Targino.


Harrison Targino ressaltou também que solicitou a reunião com a advocacia negra para discutir temas comuns e uma programação de atividades que possa ser feita no âmbito da OAB, para garantir a valorização e sinalizar o respeito à advocacia negra da Paraíba.


“Uma das indicações e preocupações da OAB em todo o Brasil é garantir que possamos dar o respeito devido e o espaço adequado a participação da advocacia, e nesse sentindo estaremos, inclusive, fazendo um grande mapeamento, recenseamento de toda advocacia negra paraibana, para termos a noção exata do quantitativo dos colegas”, pontuou.




O presidente da OAB-PB explicou ainda sobre resolução do Conselho Federal que prevê reserva de cargos para pessoas negras nos Órgãos diretivos da OAB. “Lembro também que por determinação de resolução do Conselho Federal, resolução na qual votamos enquanto conselheiro federal na época, as eleições da OAB devem também ter uma proporção de advogados negros na composição dos órgãos diretivos da Entidade, de modo a sinalizar nossa luta comum contra o racismo estrutural que se implanta no país”, disse.


A vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão destacou o orgulho em fazer parte de uma gestão que colabora para o debate da questão racial. “Tenho orgulho de dizer que essa gestão colabora para a ampliação do debate sobre a importância da diversidade nas instituições. Ainda há muito o que se fazer, existe racismo estrutural dentro e fora da esfera do Poder Judiciário Brasileiro, e ações criadas para combater essa situação precisam ganhar cada vez mais voz e espaço”, afirmou.


Francisca Leite ressaltou que o presidente Harrison Targino tem um olhar muito sensível para o tema de racismo, e que se comprometeu de apoiar incondicionalmente toda e qualquer ação afirmativa de combate e erradicação das condutas racistas e discriminatórias no Sistema OAB.


Para a presidente da Comissão, Mislene Santos, a reunião da Comissão com o presidente da OAB-PB, Harrison Targino foi de extrema importância. “A reunião mostrou que precisamos nos aproximar cada vez mais dos temas sensíveis, porque a OAB é a casa da cidadania e dos Direitos Humanos, temos que nos reaproximar do papel social da Ordem e criar vínculos com associações, estudantes, órgãos, etc”, pontuou.


Mislene Santos concluiu dizendo, que nos próximos dias, a Comissão irá apresentar ao presidente da OAB-PB, Harrison Targino, os projetos para o início da execução das atividades.






Comments


bottom of page