A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Mediação e Arbitragem, realizou, no último dia 25, Debate sobre Mediação Escolar com o intuito de trazer novas reflexões sobre a importância do diálogo na escola e avançando ideias destinadas a aprimorar a utilização desta técnica.
O evento foi realizado como continuidade da Audiência Pública sobre Violência nas Escolas realizada no dia 13 de abril, no auditório da OAB, comandada pela Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente que contou com a participação de autoridades do Governo do Estado, Município, Ministério Público, Tribunal de Justiça e toda a REDE que integra o sistema de proteção à criança e ao adolescente.
A solenidade contou com a presença do Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, a tesoureira da OAB-PB, Leilane Soares, a secretária-geral adjunta da OAB-PB, Larissa Bonates e a presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, Tatianne Lacerda que juntos compuseram a mesa.
Participaram do debate como palestrantes, a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB, Michelli dos Santos Ferrari; a educadora do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, Adriana Costa da Cruz; a advogada e professora, Joseane Batista de Azevedo Ramalho; e a analista judiciária e assistente social, Aline Cristina Vieira da Cunha da Vara da Infância e Juventude da Capital.
Importante registrar ainda a presença dos jovens que fazem parte do Projeto Papo Jovem, do Serviço Pastoral do Migrante e jovens que fazem parte do Núcleo de Mediação do Município de Cabedelo.
O evento foi marcado pela experiência dos profissionais que atuam com crianças e adolescentes e, através dos meios autocompositivos, como a mediação, levam a cultura de paz para as escolas e comunidades que habitam.
A presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem, Tatianne Lacerda, em sua fala destacou a importância da utilização do meios autocompostivos como forma prevenção da violência nas escolas e como a utilização da mediação e outras formas de pacificação social são eficazes para diagnosticar e mapear os conflitos que acontecem nas escolas e, assim, auxiliar na resolução destas questões.
"Foi um momento enriquecedor capaz de aproximar ainda mais sociedade, escola e professores, tendo a Comissão Conciliação, mediação e arbitragem e a OAB/PB alcançado seu objetivo no sentido de construir pontes para um diálogo cada vez mais assertivo entre as pessoas e comunidade", pontuou Tatianne Lacerda.
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