A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou, nesta segunda-feira (07), as atividades do calendário de ações para celebrar o Mês da Mulher (Março) com exposição de artesanato, com peças produzidas por reeducandas das unidades prisionais femininas e por mulheres trans do Presídio Sílvio Porto. O evento acontece no hall da OAB-PB até a próxima sexta-feira (11), das 12h as 17h.
As ações da OAB-PB em homenagem às mulheres estão sendo realizadas através da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), da Escola Superior de Advocacia (ESA-PB), da Rede de Sororidade, e das Comissões da Mulher Advogada e de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher da OAB-PB.
A tesoureira da OAB-PB, Leilane Soares, que é uma das coordenadores do evento, destacou a importância da exposição para a ressocialização das reeducandas. "Nós, como Casa da Cidadania e dos Direitos Humanos, não poderíamos deixar de apoiar esta iniciativa e fomentar a venda dos produtos produzidos por mulheres, mulheres trans que cumprem pena, mas estão aprendendo um ofício", declarou.
A vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão, também destacou a importância da iniciativa para dar visibilidade às mulheres privadas de liberdade do sistema prisional paraibano, mas que estão trabalhando, buscando de fato se ressocializar e ter uma razão para viver quando conseguirem a liberdade.
Rafaella também aproveitou a oportunidade para convidar as advogadas, advogados e toda a sociedade paraibana a participarem da exposição e adquirirem os produtos. "Esse é o apoio que podemos dar as essas mulheres batalhadoras. Temos esse viés social na OAB e acreditamos que vamos conseguir alcançar esse fim para trazer mais um pouco de esperança as essas mulheres, mostrando que elas podem sim viver entre nós, produzindo, fazendo parte da sociedade e da economia", disse.
Já o gerente de Ressocialização da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária, João Sitônio Rosas, afirmou que a parceria com a OAB-PB é extremamente importante para dar visibilidade ao trabalhado das reeducandas. "Essa parceria fortalece as políticas de geração de trabalho e renda, e o desenvolvimento do empreenderorismo. Ter esse espaço na OAB-PB é fundamental", disse.
Também participaram do evento na tarde de hoje o secretário-geral da OAB-PB, Rodrigo Farias; a secretária da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher, Christiane Silva; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Airam Falcone, e a diretora de Eventos da Sororidade, Fernanda Guareschi.
Confira o calendário com todas as atividades para o mês abaixo:
01/03 a 27/03
• Arrecadação de produtos de higiene pessoal que será destinado aos Projetos Cozinha da Esperança e Sem Pobreza Menstrual.
Local: Sede da OAB-PB / Espaço Fernanda Albuquerque e Estacionamento da Caixa de Assistência dos Advogados
08/03
15h30
• Café com Elas
Local: Bistrô 17
08/03
18h30
• Sinalização de luzes rosas no prédio da OAB-PB
10/03
• Evento em Campina Grande, Imersão com Almoço;
• Live "Medidas Protetivas e a Lei Maria da Penha"
Horário: 19h
Canal: Instagram da Comissão de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher da OAB-PB;
Mediadora: Taua Domiciano- Taua Domiciano - ouvidora da CCVIM, jurídico do CRIAMC, presidente da OABCARIRI
11/03
15h
• Evento institucional com representantes dos órgãos de justiça
Tema: A advocacia feminina e o sistema de Justiça: a importância da mulher no direito e o combate a desigualdade de gênero
Local: OAB-PB
14/03 a 18/03
• Semana da advogada empreendedora com a ESA-PB;
21/03
19h30
Roda de Conversa sobre Racismo Estrutural
Online
Tema: Racismo Estrutural e os seus reflexos para as mulheres
21/03 a 25/03
• Semana de serviços da CAA-PB para mulheres advogadas (Spa Day para as advogadas).
27/03
Movimente-se com Elas
Local: Busto de Tamandaré
30 e 31/03
• Spa Day na CAIXA de Campina Grande – o dia todo;
31/03
• Entrega dos kits higiênicos em instituições
Comentários