top of page

OAB lança movimento nacional em defesa da sustentação oral

  • cristianoteixeira76
  • 30 de jan.
  • 2 min de leitura



A OAB Nacional e suas 27 seccionais lançaram, na terça-feira (28), um movimento nacional em defesa da sustentação oral e contra a Resolução 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ato ocorreu durante a cerimônia de posse da nova diretoria da OAB Mato Grosso do Sul, que tem como presidente reeleito o advogado Bitto Pereira.


O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que, desde o ano passado, a Seccional Paraibana também vem se manifestando, no mesmo sentido, contra a norma que entrará em vigor em 3 de fevereiro de 2025, autorizando os Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais a adotarem sessões virtuais de forma assíncrona, com sustentação oral gravada e critérios específicos para pedidos de destaque.


Durante o evento no Mato Grosso do Sul, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, classificou a resolução do CNJ como um “ataque contra a cidadania” e reforçou a mobilização da advocacia para barrar a medida. “A Resolução 591/2024 ameaça o pleno exercício da advocacia ao restringir a prerrogativa dos advogados de se opor ao julgamento em plenário virtual e de realizar sustentações orais síncronas. Esse ataque não é apenas contra a advocacia, mas contra a cidadania e os mais de 220 milhões de brasileiros que dependem do acesso à Justiça”, afirmou.


Simonetti destacou ainda que a OAB percorrerá o país para mobilizar advogados e advogadas na defesa das prerrogativas da classe. “A advocacia brasileira não aceitará retrocessos. Esse movimento é a união de todos os nossos líderes estaduais e conselheiros federais para impedir que essa medida entre em vigor na próxima segunda-feira”, ressaltou.


Além de Simonetti e de Bito Pereira, a cerimônia contou com a presença de diversas lideranças da advocacia, incluindo os presidentes das OABs do Distrito Federal, Paulo Maurício Siqueira (Poli); de Mato Grosso, Gisela Cardoso; e de Goiás, Rafael Lara. Também participaram de conselheiros federais Sérgio Leonardo (MG), Délio Lins e Silva Júnior (DF) e Patrícia Vanzolini (SP).


Nenhuma prerrogativa a menos


Com o objetivo de impedir o avanço de normativas que comprometem o exercício da advocacia, a OAB Nacional atua em prol de três petições protocoladas junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


As petições tratam sobre:


• Sustentação oral síncrona nas sessões de julgamento nos processos submetidos ao plenário virtual;


• Manutenção dos dez dias para início da contagem do prazo judicial nas intimações efetivadas através dos portais de processos eletrônicos;


• Respeito à legislação estadual sobre advocacia dativa.


Em relação à Resolução 591/2024, o CFOAB enviou uma petição dirigida ao presidente do CNJ e relator da matéria, ministro Luís Roberto Barroso, em que requer a suspensão dos efeitos de dispositivo da normativa que limita a prerrogativa da advocacia de se opor ao julgamento em plenário virtual e de realizar sustentações orais síncronas à sessão de julgamento colegiada.

1 Σχόλιο


Morse Norman
Morse Norman
24 Μαρ

Slice Master's straightforward but difficult gameplay keeps you interested whether you want to get high scores or simply enjoy the fun slicing mechanisms.

Μου αρέσει
bottom of page