top of page

OAB-PB e ESA debatem participação da mulher na política




A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) e a Escola Superior de Advocacia da Paraíba (ESA-PB), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e o Instituto de Direito Eleitoral (IDEL), promoveram, nesta terça-feira (25), evento especial em homenagem às mulheres advogadas, que atuam na área eleitoral. 


O evento, aberto pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, contou com palestras da presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias; da presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Thiciane Carneiro; e da Coordenadora Estadual do programa "Antes que aconteça", Camila Mariz. O evento foi coordenado pelos advogados André Motta e Iohanna Dantas. 



 

Também compuseram a mesa de abertura da solenidade a vice-presidente da OAB-PB, Janny Milanês; a secretária-geral Adjunta, Ana Paula Albuquerque; a tesoureira, Jullyanna Viegas; o diretor-geral da ESA, Daniel Sebadelhe; a vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PB, Mônica Cavalcanti; a vice-presidente da rede Sororidade, Marlene Nardoto; e o presidente do Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba, Diego Fabrício.

 

No seu discurso, o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou a importância do evento para fortalecer o estado democrático de direito, sobretudo para mostrar que a mulher tem que ter sua participação nos processos decisórios no Brasil e que a Justiça Eleitoral tem feito sua parte.




“A desembargadora Agamenilde Dias é referência na área jurídica, no direito eleitoral e tem realizado um excelente trabalho a frente do TRE-PB, sendo prova inconteste que as mulheres têm competência e podem ocupar sim qualquer espaço de poder e decisão”, pontou Harrison Targino. 

 

Na sua palestra, a presidente do TRE-PB, Agamemilde Dias, lamentou o fato das mulheres, mesmo sendo a maioria da população, ocuparem uma pequena parcela das decisões no Brasil. A desembargadora afirmou que a inclusão paritária de mulher nos espaços de poder se faz necessária, no poder Judiciário, na política, na atividade privada. “Enfim, em todos os setores se faz necessário. A presença da mulher garante mais humanização e sensibilidade das decisões”, completou.



Já a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Thiciane Carneiro, destacou a importância do evento para debater o Direito Eleitoral sob a perspectiva de gênero e a Constituição. Ela lembrou das dificuldades para as mulheres na política do Brasil, que há cerca de 90 anos sequer tinham direito a voto.


"Temos mais de 200 anos de nossa Constituição, que institui garantia, direitos e deveres, por isso fiquei extremamente feliz em ser provocada para falar sobre o tema, que é extremamente rico, principalmente quando falamos extramuros, da nossa função social, como OAB, como advogada e como ser humano", declarou.



Comments


bottom of page