A Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), se reuniu, na manhã desta sexta-feira (08), com diretor adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec), juiz Bruno Azevedo, para desenvolver parcerias e aperfeiçoar os projetos de interesse da sociedade, como a promoção de mutirões, ciclos de palestras e conciliação comunitária, voltados à solução de conflitos entre o cidadão e as empresas públicas e privadas.
Durante a reunião já ficou definido a realização de mais um mutirão. “No mês de abril, vamos promover um mutirão da Cagepa. Nesse esforço concentrado estarão envolvidos, além do Tribunal, a OAB, a própria Cagepa e uma instituição privada de ensino superior. O mutirão será no Bairro de Mangabeira, dando a oportunidade às pessoas, que, eventualmente, estejam com alguma dificuldade de cumprimento de suas obrigações com a Companhia, normalize seu débito”, declarou Bruno Azevedo.
O magistrado disse, também, que a conciliação e a mediação são as melhores formas de resolver esses problemas, evitando que as questões sejam judicializadas. “Quando um débito passa a fazer parte do sistema oficial de Justiça, ou seja, torna-se um processo, tem que respeitar todo um trâmite. Isso pode acarretar tempo e custo. Na conciliação, as duas partes sempre saem ganhando”, comentou Bruno Azevedo.
A presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, Evelyne Ramalho, destacou que, em parceria com o TJPB, o primeiro ciclo de palestras sobre a importância da conciliação e medição, tendo como público-alvo os advogados, teve início no mês passado. “No segundo semestre deste ano, o evento sobre o mesmo tema será levado para o interior do Estado”, declarou.
“Uma das nossas bandeiras de atuação é mudar a mentalidade dos advogados. Em ciclos de palestras, sempre sugerimos aos colegas a resolução dos problemas por meios extrajudiciais. Essa parceria com o Tribunal de Justiça, já consolidada, tem nos ajudado muito nessa mudança voltada para a conciliação”, acrescentou.
Mediação Comunitária – Outra iniciativa em conjunto com o Tribunal de Justiça da Paraíba, OAB-PB e Ministério Público será a realização da Mediação Comunitária. A ação acontecerá no Bairro dos Bancários, no mês de outubro. “A ideia é quebrar paradigmas em relação à conciliação, mediação e arbitragem. Vamos montar uma estrutura para que as pessoas possam levar suas demandas. Ali, tentaremos resolver os possíveis problemas e orientar os moradores, por meios de sua associação, a criarem seu próprio núcleo do bairro”, ressaltou Evelyne Ramalho.
Além de Eelyne, também participaram da reunião as seguintes advogadas da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB: Silvana Vasconcelos (vice-presidente), Lucina Priosti (secretária-geral) e Tatiane Lacerda (secretária-executiva).
Comments