
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), a presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Social da OAB-PB, Rachel Honorato; a vice-presidente da Comissão, Ana Guimarães; e o secretário-geral, Aristoteles Souza; se reuniram, nesta segunda-feira (26), com representantes do Observatório Paraibano Antirracista (OPA).
Na oportunidade, foram firmadas parcerias para para firmar parcerias para fortalecer as ações de combater ao racismo na Paraíba. Representaram o OPA na reunião: Marli Joaquim Soares, Lourdes Teixeira, Leonardo Silva, Jefferson Oliveira, Francisca Leite e Jany Santos (Fundação Sistêmica).
"Foi uma reunião extremamente produtiva que marca um passo importante na nossa luta contra o racismo. A parceria com o OPA será desenvolvida sob uma perspectiva antirracista e contará com o apoio da Defesoria Pública e outros órgãos parceiros. Nosso objetivo é fortalecer o combate ao racismo por meio de um trabalho integrado, que traga resultados concretos na promoção da igualdade racial em nossa sociedade", declarou Rachel Honorato, presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Social da OAB-PB.
"Acreditamos que essa parceria com o Observatório será fundamental para consolidar ações eficazes e transformadoras. Estamos ansiosas e ansiosas para os próximos passos e confiante de que juntos faremos a diferença. A OAB Paraíba reafirma o seu compromisso com a Justiça Social e o combate aos racismos em todas as suas formas", acrescentou Rachel.

A representante do OPA, Lourdes Teixeira, destacou que o Observatório Antirracismo Paraibano dialoga com as organizações, com os órgãos, para que possam estar juntos nessa luta de combate ao racismo. "O principal objetivo do Observatório é fazer o monitoramento das questões de racismo e todo tipo de racismo, que fere os direitos da pessoa humana", observou.
Lourdes Teixeira agradeceu ao presidente Harrison Targino pelo apoio da OAB-PB ao Observatório.
"O OPA é um grupo plural, de pessoas negras, interessadas em trabalhar e desenvolver mais o combate ao racismo, a defesa dos direitos humanos. Enfim, essa reunião de hoje foi muito importante, pois estava faltando ainda esse contato com a OAB, e da forma como o presidente Harrison Targino nos recebeu e se colocou, isso nos dá uma certa tranquilidade de que esse observatório vai ter a validação de que é um projeto sério, uma ferramenta que a Paraíba vai ter para que a gente possa realmente trazer essas discussões para toda a sociedade", afirmou.
Comments