A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), a Subseção do Cariri e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), inauguraram, nesta quinta-feira (29), Sala da Advocacia e parlatório na Cadeia Pública de Monteiro.
A solenidade contou com a presença do presidente da OAB-PB, Paulo Maia; da presidente da Subseção da OAB do Cariri, Taua Domiciano; da prefeita de Monteiro, Anna Lorena; do juiz titular e diretor do Fórum, Rodrigo Augusto Gosmes Brito; do diretor da Cadeia Pública de Monteiro, Alexandre Macedo; do tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), Ronaldo Xavier; do vice-presidente e tesoureiro interino da Subseção do Cariri, Edvaldo Bezerra da Silva; da Conselheira Seccional, Lorena Caiafo; do procurador municipal de Monteiro, Sérgio Petrônio; do presidente da Comissão de Direito Criminal e Segurança Pública da Subseção do Cariri, Gustavo Monteiro; do representante da Subseção em Serra Branca, Jarbas Murilo.
Também participaram do evento a secretária municipal de saúde, Ana Paula; a representante das Comissões da Jovem Advocacia e de Prerrogativas da OAB-PB, Melissa Paulissen; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção do Cariri, Joane Vilarim; o presidente da Comissão da Advocacia Previdenciária da Subseção do Cariri, Francisco Neto; o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB do Cariri, Pablo Forlan e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Subseção da OAB do Cariri, Emerson Vasconcelos.
“Um espaço com mais dignidade, climatizado, totalmente equipado. Eu costumo dizer que quando a gente pratica determinado gesto, afirmamos através dele se gostamos de determinada pessoa, mostramos carinho, atenção, afeto, respeito. Com essas ações, a OAB-PB visa oferecer melhores condições de trabalho ao advogado e a advogada e, consequentemente, um atendimento mais digno a seus constituintes”, destacou o presidente da OAB-PB, Paulo Maia.
Durante o seu discurso, Paulo Maia ainda ressaltou que a advocacia é chamada a ser um dos pilares do Estado Democrático de Direito.
“Nós somos chamados a sermos um dos pilares do Estado Democrático de Direito, defendemos pessoas que são acusadas de crimes, culpadas ou não, para garantir que elas apenas tenham direito de defesa, sem fazer juízo de valor se é culpado ou inocente, apenas que seja respeitado o devido processo legal. No dia que isso se retira e que não se respeita o profissional que é garantido constitucionalmente, alguém que exerce uma função indispensável à vida em sociedade, aonde se garante que pelo nosso trabalho pessoas possam ir e vir possam defender seu patrimônio, seu nome, sua vida, quando a estas pessoas não são garantidas condições dignas de trabalho, nós começamos a ver como a sociedade ainda precisa avançar”, pontuou.
Já a presidente da Subseção da OAB do Cariri, Taua Domiciano disse que a data em que se comemora o Dia do Advogado está muito próxima, e que o primeiro presente para a advocacia foi a entrega do parlatório. “Um presente para toda a advocacia, um parlatório feito com toda dignidade, para que vocês possam atender os seus clientes da melhor forma possível, em um ambiente climatizado, feito com todo carinho, dentro das condições da Subseção do Cariri”, destacou.
Taua Domiciano também agradeceu a Paulo Maia e ao presidente da CAA-PB, Assis Almeida pelo empenho e investimento na realização da obra.
O diretor da Cadeia Pública de Monteiro, Alexandre Macedo, inicialmente agradeceu a OAB-PB e a todos os advogados pela parceria com a prefeitura de Monteiro. “Esse parlatório é um presente que estamos recebendo, agradeço a presidente da Subseção do Cariri, Taua Domiciano e ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que abraçaram a causa”, declarou.
Macedo ainda destacou que toda a mão de obra foi realizada pelos apenados. “Toda a mão de obra que foi utilizada foi através dos reclusos que estão fazendo parte da ressoalização, são presos que são pedreiros, eletricistas, tudo que vocês estão vendo aqui de melhoria foi através da mão de obra dos presos”, afirmou.
O presidente da Comissão de Direito Criminal e Segurança Pública da Subseção, Gustavo Monteiro, por sua vez, disse que a data de hoje significa muito para a advocacia do Cariri.
“Sabíamos do que estávamos enfrentando na parte estrutural, para alguns pode parecer pouco, mas para nós que atuamos no combate do dia a dia é muito grandioso”, disse.
Comments