Setembro Verde: OAB-PB homenageia pessoas com Síndrome de Down em solenidade de entrega de carteiras

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou, nesta quinta-feira (26), solenidade especial de entrega de carteiras, em alusão a campanha “Setembro Verde”, mês da luta pela inclusão da pessoa com deficiência. A solenidade foi comandada pela Tesoureira da OAB-PB, Laryssa Almeida, e o paraninfo foi o advogado Raphael Viana (presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB-PB).

O cerimonial da solenidade foi todo conduzido por jovens com Síndrome de Down, desde a recepção, o credenciamento, o registro das autoridades, a mestre de cerimônias, a entrega das insígnias aos advogados.

“O ambiente do cerimonial e eventos tem que ser totalmente inclusivos, nós precisamos nos ressignificar e dar novo sentido as cerimônias, tornando-as cada vez mais acessíveis e participativas. Me sinto muito feliz e realizado profissionalmente com esse projeto”, comentou Lucas Pereira, coordenador de Comunicação e Cerimonial da OAB.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, destacou a simbologia que o ato representa, pois a OAB-PB está cumprindo seu papel social de acreditar nas pessoas, independente de limitações. “A Ordem abre suas portas para realizar esse projeto de inclusão, que dá oportunidade as pessoas com deficiências de apresentarem suas potencialidades. Acreditamos no potencial das pessoas e não nas limitações, que certos setores da sociedade e o preconceito enxergam”, comentou.

Já Laryssa Almeida disse que a participação de jovens com Síndrome de Down abrilhantou ainda mais a solenidade de recebimento de advogados na OAB-PB, que é a casa da advocacia, da cidadania e dos direitos humanos.

Laryssa também agradeceu o apoio e a presença da “Ame Down”, Associação que tem por finalidade desenvolver projeto capazes de promover e integrar socialmente pessoas com Síndrome de Down.